sexta-feira, março 31, 2006

Arca de Noé


Recentemente, foi anunciada a descoberta do local onde teria encalhado a arca de Noé, no monte Ararat, na Turquia. Há uma formação geológica que corresponderia à forma e às dimensões do grande navio.
Esta descoberta, porém, não é nova. Haverá até vários locais com forma de navio, e muitos outros achados arqueológicos que compravariam a teoria.
A questão, no entanto, não é pacífica. Desde logo pelo texto bíblico, que afirma, mais rigorosamente, que a arca encalhou "na região de Ararat", e não precisamente "no monte Aratat". Aratar seria forma alterada de Urartu, um antigo nome da região.
Um portal insuspeito como o cristão e de ciência criacionista Answers in Genesis, o melhor que conheço no domínio, faz uma análise profunda das alegadas provas, concluindo que estas não cumprem esse propósito de provar e que não escapam a um escrutínio científico cuidado. A tal formação geológica naviforme não se revelou senão após um sismo em 1948, tendo o seu relevo aumentado na sequência de outro sismo, em 1978. E há dois picos vulcânicos Ararat, um maior e outro menor. É antes presumível que a Arca tivesse, passados milhares de anos, sido destruída, por mão humana ou pela erosão. Além disso, não há necessidade biblicamente sustentada para que a Arca tivesse sido preservada como prova de fé.
Devemos ser sensatos e evitar o fanatismo cego na proclamação das nossas convicções face à verdade e veracidade da Bíblia. Como concluem os autores — e não resisto a citar (traduzindo do original inglês) —: "como cristãos necessitamos de constantemente exercitar a devida cautela perante alegações que se façam, e todas as alegações devem sempre ser submetidas ao mais rigoroso escrutínio científico." Deste modo, e por outro lado, não fica afastada a hipótese de a Arca ter realmente atracado naquela região; simplesmente, não naquele local, daquela forma e com aqueles indícios.

4 comentários:

Tinoca Laroca disse...

o que mais me agrada é saber que hoje carregamos a "arca" em nós: Espirito Santos, que háje e vive em nossos corações, se assim quisermos.
Bjs.
T.

Davide Vidal disse...

Interessante o site que indicas! Na verdade é fantástico haver provas da veracidade biblica, ainda que, como Paulo diz "andamos por fé e não por vista"

Vilma disse...

Ainda que a biblia não seja um livro científico é bom ver que a própria ciência e arqueologis vÊm ao encontro dos relatos biblicos. No entanto também reparo que essa informação vem pouco para fora...! Faz-se sempre muito segredo...

Marlene Maravilha disse...

Não conhecemos quase nada de Deus e quanto mais nos aprofundamos, menos sabemos. O povo gosta de alaridos. Devemos sim, ser cautelosos ao julgar, ao falar e ao agir. Isso sim.
Gosto do blog dos meus amigos portugueses, porque sempre são muito inteligentes. Parabéns, o teu tb o é, não poderias fazer diferente.