quarta-feira, janeiro 12, 2011

DISCURSO XENÓFOBO

O discurso xenófobo tem incongruências, cretinices e desactualizações irresolúveis.

Um luxemburguês de extrema-direita, de sua graça Pierre Peters, publicou uns panfletos inflamados com o título "Auslänner eraus" (Estrangeiros, rua!). Entre os visados, pois claro, os Portugueses. E evidentemente: os estrangeiros são os responsáveis das maleitas do país.

Pois bem, que todos os estrangeiros deixem este país, e da posição de pódio de ranking mundial de PIB e de bem-estar passará para meio da tabela. Quem faria a "menage" a esse senhor, quem lhe lavaria a roupa, quem o serviria à mesa no restaurante, quem lhe lavaria o traseiro se de repente tivesse de ser internado no hospital e ficasse impossibilitado de o fazer por si próprio? Uhm… E já agora, os investidores financeiros internacionais saiam do Luxemburgo. E lá voltará esse país à condição de um Haiti da Europa e cliente privilegiado do FMI.

Não é tese defendida pela maioria os cidadãos e naturais deste país. Mas espanta-me como este discurso, no Luxemburgo ou em qualquer outro país (também o há em Portugal) ainda exista. Espanta-me tamanha falta de uso dos neurónios — para não falar do carácter racista, que é por si só motivo de vómito. Mesmo que nas franjas da sociedade, por vezes este discurso ressurge e a comunicação social dá-lhe destaque — e eis outra coisa que me espanta.


2 comentários:

Anónimo disse...

Amigo fico triste com essa noticia, sou Luso-Brasileiro, e pretendo ir para ai no proximo ano essa noticia me deixa um pouco de pé atraz... sendo que os estrangeiros faz aquilo que os residentes do seu proprio Pais nao o faz .

rui miguel duarte disse...

Meu caro,
Não se preocupe. Esse senhor tem um sítio na net e lançou uns folhetos, mas está vigiado. A maioria dos luxemburgueses não é assim. Claro que há um certo racismo, pois os nacionais têm normalmente as melhores profissões em especial na função pública. E há coisas que os naturais não fazem, exactamente.
Se vier encontrará cá muitos lusófonos (portugueses, brasileiros, angolanos…) e será bem recebido.
Abraço