quinta-feira, novembro 09, 2006

Huguenotes

Ainda a propósito de Metz, espero lá voltar. Parece cidade bonita. O campus universitário é agradável, situando-se na ilha de Saulcy, sobre o rio Moselle. Vêem-se, ao passar na cidade de carro, muitos espaços verdes e arvoredo.
Espero lá voltar em especial por causa de uma exposição, intitulada "Huguenots : de la Moselle à Berlin, les chemins de l’exil", que decorrerá de 10 deste mês a 10 de Março.
Para quem não sabe, os Huguenotes foram grupo de influentes protestantes calvinistas franceses. Uma importante comunidade vivia precisamente em Metz e na região da Lorena (Lorraine).
Ferozmente perseguidos pelo catolicismo, dentre os não aceitaram abjurar da sua fé e reconfessar a fidelidade ao Papado, muitos fugiram para os vizinhos estados alemães, contribuindo assim para a prosperidade destes.
Outros, porém, pagaram com a vida. No dia 24 de Agosto de 1572, dia da festa católica de S. Bartolomeu foi dada ordem do palácio real, e iniciou-se o célebre massacre, intensificado pela cólera popular. Calcula-se que, até ao fim do mês, foram selvaticamente mortos cerca de 30.000 pessoas. Este massacre ficou para a memória como uma das páginas mais hediondas da história de França e das guerras religiosas na Europa.

A exposição centrar-se-á sobre os que fugiram para a Alemanha.

3 comentários:

Tinoca Laroca disse...

Pena que estes factos sejam "omitidos" das mentes de quem prefere fingir que anda se passou.
God bless you.
T.

Anónimo disse...

Paz do sr , meu querido Irmão .
Fiquei contente em saber que o podia link ar desde já quero agradecer pelo mesmo que fez por mim .
Sempre que poder estarei a ver os seus textos , que são interessantes e bonitos .
Fique com a Paz de Cristo

Vitor Mota disse...

Olá Rui!
São Bartolomeu é o padroeiro da minha aldeia do Troviscal. E no século passado, quando o evangelho chegou lá, também houve pedradas, embora sem mortos.

Quanto aos vídeos, precisas de te inscrever num site de videos tipo, http://www.dailymotion.com/ ou outros.
Quanto a músicas deve ser o mesmo mas não tenho a certeza.

Um abraço