Ocorreu um erro neste dispositivo

quarta-feira, maio 31, 2006

O dia 1 de Junho e outros dias que se seguirão



É já amanhã, 5ª feira, 1 de Junho, a minha defesa de tese de doutoramento. Será na sala de actos da Reitoria da Universidade de Aveiro, pelas 15 horas.
Um certo nervoso… Mas que é isso? O Senhor é a minha calma.

Depois disso, e finda também a profissionalização, mais disponibilidade para acompanhar o trabalho dos alunos. E para a preparação do meu casamento, que será a 8 de Julho — dia santo, dia alegre e feliz que fez o Senhor!

quinta-feira, maio 25, 2006

Petição — Línguas Clássicas

O actual governo de Portugal tem norteado a sua actuação por critérios eminentemente economicistas, o que amiúde é sinónimo de insensatez. Tal insensatez, porém, não é exclusiva de Portugal, pois soluções semelhantes foram tentadas noutros países, e com resultados nefastos.
Refiro-me à intenção de fechar cursos universitários com um número de alunos abaixo de um mínimo. Tal não seria de todo negativo, se entre tais cursos não estivessem as Línguas e Literatura Clássicas.
Por ser uma área estruturante da identidade cultural europeia e portuguesa, tal possibilidade torna-se particularmente grave. Se se concretizar, dá-se um passo de gigante no sentido de remover da memória dos Portugueses uma importante componente dos seus fundamentos e razão de ser cultural, histórica e cívica. Isto a par do progessivo afastamento da sociedade europeia de Cristo, ou, pelo menos, de uma referência espiritual e ética cristãs.
Noto que no domínio das línguas clássicas existem docente e investigadores de renome internacional.

Apelo, assim, a todos os leitores deste blog a leitura da petição e a assinatura da mesma na ligação abaixo, se com ela concordarem. E peço também a divulgação da iniciativa.
Obrigado

Petição em favor das línguas clássicas.

quarta-feira, maio 17, 2006

Pelas tantas da noite… tertúlia do Altíssimo

Estou a trabalhar pelas tantas da noite, 2 da manhã (coisa que já é rara — devo estar a mudar o relógio biológico em preparação para a vida conjugal) mudo de canal para a TVGalícia e está a passar um programa cristão evangélico ("Nacer de novo"). O formato é simples: um apresentador, um convidado, uma conversa em volta de uma Escritura, um assunto. Hoje, a mensagem de liberdade da Carta aos Gálatas. Breve interrupção para três testemunhos. Volta o pastor, disserta livremente a partir da mensagem da carta. Apelo.
Uma canção por Marcos Witt ao vivo.
Já antes tinha descoberto este programa, certa noite, embora o tenha apanhado já nos últimos minutos. Passa apenas na madrugada de 3ª para 4ª.
Uma tertúlia simples, mas um abrigo. Na Galiza, são já 3:20. Quem verá o programa? Os noctívagos galegos e os do norte de Portugal que parem e tomem um café nesta tertúlia, não um café arábica, mas um mais excelente, com sabor a Cristo.

Nacer de novo

sexta-feira, maio 12, 2006

O Código Da Vinci


Para os interessados, um pequeno folheto sobre a grandessíssima ficção e mistificação que é o enredo, tanto o alegadamente histórico como o propriamente romanesco, da história de Dan Brown et alii, no sítio do
GBU.

Abraços.

segunda-feira, maio 01, 2006

Nadir Afonso


  • Nadir Afonso
  • , pintor natural de Chaves e que dá nome à escola em que actualmente exerço.